quarta-feira, 12 de março de 2014

Uma gordinha infeliz...(Por hoje)

Há dias e dias...mas hoje é um dia que estive o dia todo de neura.
A neura começou ontem. Fui a uma entrevista de emprego, e ainda hoje estou pasmada com a forma como as pessoas vêm um "trabalhador" nos dias de hoje. Mais me pasma ver os jovens da geração acima da minha, aqueles que estão nos seus trintas e tais, a dificultar a vida à minha geração. É como se tivessem feito um pacto de espezinhar, sabem?
Sou advogada estagiária, não sei se já vos contei esse pormenor? Se calhar ainda não! Se calhar também ainda não vos contei que o estágio em direito é não remunerado, eles acham um grande favor darem-nos um estágio e uma aprendizagem encapuçada em trabalho que lhes poupamos e de secretariado, tudo sem custo algum! E já vos contei a pior parte? São dois anos e meio, no mínimo, se tudo correr bem, porque se corre mal está tudo estragado, há quem esteja até 6 anos para o acabar. 2 anos e meio em que estás na mão de um advogado, sabe lá Deus do que são capazes! 2 anos e meio em que existem 6 exames numa semana, numa fase, e outros 2 exames no final do estágio. Isto tudo, após 4 anos de estudos.
É triste não é? Mais triste é pagar para uma ordem que só me deu até hoje dores de cabeça: permite que advogados mais velhos explorem os mais novos, sem que regule os estágios dentro da dignidade da pessoa humana e que ainda me põe à prova, em diversos exames, sem que me garanta trabalho no futuro. É TRISTE, no mínimo, não é?
Este stress, esta tristeza em que ando, deve-se muito a isto: 1 ano e 4 meses... é este a quantidade de tempo que trabalho de borla!Calma sue! Ainda agora vai a meio. É este o recorde da minha paciência, não é?
Mas indo ao inicio da conversa - fui ontem a uma entrevista. Não quiseram saber da minha experiência, nem o que tenho feito, já que venho de um escritório de pequena dimensão. Quiseram falar inglês e fizeram-me mais perguntas em inglês do que em Português. Não sou fluente em inglês - avisei, tenho conhecimentos médios, apesar do nervosismo ter reflectido um quase inglês básico. É a vida, a vida de quem andou em escolas públicas e sabe como é muito difícil encontrar um bom professor de Línguas. É a vida de quem não ganha dinheiro para poder investir em si própria e numa aprendizagem aprofundada de outra língua estrangeira.
O pior de tudo? Não me informaram de nada. Nem no que ia trabalhar, nem qual o ordenado que me iriam dar, só quiseram saber se estava disposta a ter horário de entrada, mas sem hora de sair. LOL? A sério?
Quem quer, não é? Se me pagassem 1000 euros....até pensava, mas a minha liberdade vale mais que isso. Prefiro estar de borla e ter liberdade de horário do que ganhar 500 e ser escrava!
Mas calma, a neura de ontem, hoje piorou....sai do escritório, onde trabalho de borla, às 20h. Enfim...queria ter feito exercicios, mesmo que hoje seja o dia de descanso, mas não consegui.
Já foi muito bom não ter atacado comida como fiz ontem...é verdade, após quase 15 dias limpa, comi 1 quadrado de chocolate e massa de atum ao jantar (integral, mas com natas!)
É tudo isto...é tudo isto que me faz ser agora uma gordinha infeliz...é isto que me tem ajudado a engordar os kgs que engordei nos últimos tempos.

Peço desculpa por vos dar a seca da minha neura!
E já agora, peço também desculpa por estar mais ausente nas visitas dos vossos blogs.
Dias melhores virão!

Já agora, se souberem de quem precise de advogado digam! Sou estagiária, levo preços baixinhos! =p

5 comentários:

  1. O que me custou ler este teu post. É a triste realidade e sempre achei uma tremenda injustiça os advogados estagiários, não serem remunerados. A propósito de quê? Enfim, não sei o que isso é, estou empregada há imensos anos, ganho bem (ok até podia ganhar mais, mas há muita gente que fazia o que eu faço por metade do que eu ganho). E imagino o que os recém-licenciados (e não só) passam para conseguirem um emprego decente.
    Olha resta-me desejar-te dias melhores e que tenhas calma e fé. Acredita. Essa é a chave.
    Beijo. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  2. Isto anda uma vergonha, conheco imensa gente com cursos superiores que andam a trabalhar à borla. Não se admite! Não há emprego? Fechem alguns cursos!
    A solução? Emigrar! Perder os últimos anos dos nossos avós, a velhice dos nossos pais, enfim.

    Força sue, se achas que foi o melhor para ti, eu apoio-te. Não deste seca nenhuma porque também ando de neurosa. Não deixes de vir escrever ao blog porque gosto de ter novidades tuas, ok? :) Reserva um tempinho para a malta :P

    Beijinhos e "bola para frente porque atrás vem gente" :)

    ResponderExcluir
  3. Pelo que comeu não se estressa, não foi suficiente para fazer vc engordar, é só continuar como estava que não vai fazer diferença!
    Agora pelo seu estágio, é um absurdo sim!!!! Tb tem aquestão do mercado de trabalho. Sou formada em adm de empresas e os unicos empregos que surgem são os que qualquer pessoa que não estudou exerce. Não adianta, os que conseguem vencer são aqueles que tem "padrinhos". Nós mortais só sofrendo mesmo. Mas tudo passa.
    Falando nisso estou precisando de advogado heheh...de onde vc é???

    ResponderExcluir
  4. Às vezes a ordem das coisas é tão estúpida que até se pergunta quem raio é que as fez assim.
    Já aguentaste muito, já não falta assiim tanto! É só mais algum tempo e depois és mais "livre". É irritante quando alguém se acha melhor por ter nascido uns anos antes ou isso... É tão arbitrário! Mas muitos advogados de sucesso devem ter passado por isso... Tenta não desesperar!
    Quanto a essas coisas, prefiro centrar-me nelas. O exercício fica algumas vezes para segundo plano porque não vou morrer por saltar um treino e isso não é a prioridade. Claro que é uma parte importante da minha vida, mas não quero que influencie demasiado negativamente o resto porque pode estragar o futuro (eu a ser dramática!) e como ainda me falta um bocado (enorme) para correr a 20km/h e fazer disso vida tenho de ver isso como uma atividade de tempo livre. Não quero com isto dizer que não devas fazer exercício, claro!, mas não tens de ficar chateada por não teres feito num dia por estares exausta...
    Toda a situação é triste, tens razão :( mas hás-de ultrapassá-la! Melhores dias virão :D (e fico à espera do anúncio desses dias!) :)
    Eu costumo achar que advogado é uma profissão gira, mas é mesmo estúpido dizer isso com base em conhecimentos reduzidos... Porque não faço ideia da seca que possa ser (ou não, simplesmente não tenho grande noção).
    Espero que arranjes trabalho com este anúncio... Eu cá não preciso de advogado, mas vou guardar a referência! :D
    Beijinhos e boa sorte para a tua vida profissional!

    ResponderExcluir
  5. As coisas aí são piores ainda do que aqui. Eu fiz a faculdade e precisei prestar a prova da Ordem, mas não passei nas 3 tentativas que fiz e acabei desistindo. Todo dinheiro, tempo e noites sem dormir investidos foram em vão, pois não posso usar meu curso superior para nada... muito complicado mesmo :/
    Força aí!
    Beijão

    ResponderExcluir