sexta-feira, 17 de maio de 2013

Por algum lado temos de começar..

Ontem não foi um dia excelente.
No entanto, foi o primeiro de muitos em que não comi açucares. Não toquei em chocolates, nem nada de mal. Há mais de 1 mês que metia sempre alguma coisa má para a boca...ontem livrei-me disso.
Se podia ter sido melhor? Sim, muito.
Se eu podia não andar a pensar constantemente "eu não estou a conseguir" ajudava muito!

Do dia de ontem:

P.Almoço - 4 tostas com fiambre e vaca que ri + leite magro e pensal
Almoço - 4 colheres de cuzcus, com tomate e 4 salsichas de soja (HORRÍVEIS)
Tarde - 1 iogurte liquido, 1 maça
Jantar - Sopa, Pensal, 1 pão com queijo e fiambre + 1 salsicha de soja.

E foi assim o meu dia.
Sim, o pão À noite não foi bem jogado, mas na minha cabeça se não como ao lanche, posso comer ao jantar...o que não, mas ok.

Hoje estou a pensar sair mais cedo e ir correr...começar bem devagar....fazer nem que seja 2 km...mas correr...meia hora....vou tentar...


Obrigado a todas pela força...esperemos que melhores dias virão.

3 comentários:

  1. Eu ando a fazer exercício duas vezes por semana... grão a grão!!

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    estive a ler os posts anteriores desde que começou a dieta dos 31 dias.
    Eu também sigo essa "dieta" (entre aspas porque já não é uma dieta, mas uma forma de viver) e tenho tido resultados. Pesava 68kg quando comecei, desci até aos 62,800kg, depois desleixei-me, quando tomei consciência estava há 1 mês com 66,300kg.
    Voltei a ter cuidado com a alimentação, e em 1 mês já voltei aos 63kg.
    O que eu adaptei para mim da dieta dos 31 dias:
    -pão: só 1 vez por dia, em qualquer refeição, desde que até às 16h.
    -iogurte: só 1 vez por dia, não importa se é magro ou não, com ou sem pedaços, desde que não seja grego, e se for natural ainda leva com adoçante líquido.
    -açúcar: zero, troquei a forma de adoçar qualquer coisa com açúcar pelo adoçante líquido (compro no continente, e anda sempre comigo, mesmo que vá ao café ou a casa de outros). Adoço tudo o que antes punha açúcar: café, leite, chá, iogurte natural, papas de aveia, sumos naturais, bolos caseiros, etc.
    -queijo: só duas fatias por dia, ou dois triângulos, ou 1 queijo fresco, ou 2 a 3 "fatias" de requeijão. Uso o queijo fatiado ao pequeno almoço, ou como o queijo fresco à sobremesa junto com fruta aos pedaços (e fica muito bom, principalmente com morangos) ou com gelatina cortada em pedaços, o requeijão como num lanche com fruta e com amêndoas laminadas, etc. Desde que não ultrapasse a quantidade do dia, há muito por onde alternar com os queijos.
    Fruta: como 1 vez por dia, da forma que mostrei acima. Nunca sozinha, que deixa mais fome. Sempre acompanhada de queijo ou de iogurte ou misturada com gelatina. Já experimentou melancia aos pedaços com gelatina?... ´E óptimo! E as quantidades não são a passar fome, é comer até sentir-me bem!
    Verduras: sempre ao almoço e ao jantar. Bróculos cozidos e depois saltados em azeite e alho... São excelentes! Feijão verde estufado com tomate, azeite e alho, feijão verde cozido e regado com molho de azeite, alho e coentros, salada de tomate com cebola e milho, temperado com sal e azeite, salada de alface simples, couve flor cozida, pimentos verdes assados e temperados com azeite e sal, cenoura crua ralada, salada de pepino e azeitonas... Enfim! Como acompanhamento da carne ou peixe, a lista dos legumes e verduras é infindável!
    Sopa: se não tiver batata, cenoura e abóbora, como. Desde que a coma até às 20h do dia, não noto que prejudique a perda de peso. Vi que gosta de sopa de peixe. Pode comer à vontade e sem culpa, desde que não ponha pão e que não coma as massas...
    Fiambres/paio/salsichas: como sempre que não esteja na hora de uma refeição e sinta fome (sim, sempre, não há limite para isto). Costumo levar numa caixinha para o trabalho algumas fatias de paio/fiambre/salsichas (e não ligo se são de porco ou não) com uma cenoura crua descascada e cortada em fatias, e quer acredite, quer não, sabe bem, ajuda a chegar à próxima refeição e não faz aumentar o peso.
    Pesagens: não espero pelos quinze dias. Peso-me todos os dias, e registo, para perceber que alimentos devo reduzir a frequência e que alimentos não há problema. Por exemplo: comi 1 fatia de vieneta ao almoço em 2 dias seguidos. Não perdi peso, mas também não aumentei. Comi uma salada de bacalhau que levava grão, no dia seguinte tinha mais 200g. Conclusão: grão, só se fôr uma vez de vez em quando, e pouco, que eu absorvo logo para a engorda!
    Desculpe o testamento, mas gostava mesmo que também conseguisse alcançar o seu objectivo como estou a conseguir o meu. Espero que as minhas "regras" possam contribuir para a ajudar a não desistir.
    Cumprimentos, Ariana.

    ResponderExcluir
  3. Olá mais uma vez, Sue Marie,quanto às suas dúvidas, vou tentar responder o melhor possível. (também já enviei resposta para o seu email)
    Com base no "cardápio" que o livro ensina a fazer (o que se pode comer e que quantidade por dia) eu escolho o que me apetece no dia. Não quer dizer que tenha mesmo que comer 1 iogurte, 1 copo de leite, 1 pão, gelatina, 2 fatias de queijo, etc, etc, cada dia. Se chego a meio da tarde com fome, e já lanchei, e ainda quero comer mais, analiso quais as coisas do "cardápio" que ainda não comi hoje, e é isso que vou comer. Por exemplo, café não tem limite. De forma que eu opto (por preferência) a beber café simples com adoçante líquido ao pequeno almoço, em vez de leite com café. Se, depois do jantar e antes de ir dormir, sinto ainda alguma fome, bebo então o meu copo de leite com pensal, ou com café. O meu pão tem sido pão normal (o maridão não aprecia o escuro) e desde que o coma até às 16h, não importa em que refeição o como. Por exemplo, se ao pequeno almoço fizer uma taça de meloa em pedaços com iogurte e uma colher de muesli, ao almoço se estiver a comer um bom bacalhau cozido com grelos não deixo de rapar o azeite com o pãozinho, que sabe tão bem! Mas no resto do dia, já sei que não posso voltar a ele.
    Quanto aos ovos, só como quando: faço peixe cozido (junto o ovo para não sentir tanta fome), ovos mexidos com salsichas para o pequeno almoço, omolete de fiambre com salada para um jantar, no bacalhau à brás com legumes para um almoço, salada russa sem batata e com feijão verde, etc. No próprio dia tento não ultrapassar os 2 ovos, e claro, no dia a seguir evito pôr ovos na ementa, nem é preciso, há tanta escolha!
    A gelatina, por uma questão de finanças, vai mesmo da mais barata, marca continente, e nunca foi por isso que eu não perdesse peso.
    O dia da asneira, se ler no meu blogue o relato, foi mesmo considerado um dia disparatado por nós. Prefiro fazer uma asneira por um dia de vez em quando, quando me apetece, e compensar no dia a seguir caso a balança diga que subi o peso. Por exemplo, a vieneta que comi esta semana (tem de ser ao almoço, para queimar as calorias consumidas até ao final do dia) não me fez sair dos 63kg, em dois dias seguidos, mas também não abusei da sorte por continuar a comê-la à sobremesa no dia a seguir. Ontem ao almoço apeteceu-me beber uma cerveja fresquinha, e foi a única asneira do dia, mas hoje já tinha mais 200g no peso do que ontem. Por isso, sei que hoje não devo abusar em nada, e fazer a dieta dentro das regras.
    A fruta, como, em média, 1 por dia, ou seja, 1 maçã, ou 1 pêra, ou 1 fatia de melão ou melancia, ou 1 banana, ou 1 tigela de morangos, qualquer fruta, sempre acompanhada dos alimentos permitidos, por exemplo, com iogurte (e gasto aí a vez do iogurte neste dia) com queijo fresco, com requeijão, etc.
    Quanto ao exercício, senti uma grande falta de oxigénio no cérebro quando tentei, assim como se fosse desmaiar, e uma cãibra na perna, e que só fiquei melhor quando comi às pressas uma barrita energética. Porque é que isso aconteceu?... Porque em exercício os músculos precisam queimar açúcares, coisa que não há no meu sangue enquanto continuar com a dieta. A dieta em si está a queimar gorduras, coisa que o exercício não queima... Portanto, se quer começar a fazer exercício sem consequências, deve mesmo ingerir algum açúcar antes, se quer queimar as gorduras, faz a dieta sem precisar do exercício.
    Mas atenção: isto são dicas do que eu tenho feito, não são regras, e eu não sou ninguém no campo da alimentação e nutrição.
    Cumprimentos,
    Ariana

    ResponderExcluir