domingo, 16 de março de 2014

Dieta do Dr. Póvoas...

Uma seguidora (ou pelo menos,leitora) pediu-me para que falasse da minha dieta do Póvoas.

Para falar disso, terei de falar um pouco da minha caminhada até aqui, isto para demonstrar que a ida a um nutricionista/médico não significa, nem é, uma poção mágica que nos faz perder peso.

Em 2008 - Estava com 86 kg.
De Abril a Outubro - Perdi exactamente 20 kg....e cheguei aos 66 kg.
Nesta fase fui acompanhada pelas clínicas do Dr. Choy. Foi um dinheiro que a minha mãe investiu em mim e foi essencial, já que tinha acumpultura e controlo semanal. Foi aí que descobri a garra que tinha em mim! :)

Durante 2 anos mantive o meu peso entre os 66 e os 69 kg.

Em 2010 - Com 69 kg fui para o Dr. Póvoas - Já que tinha começado, e tendo 1.58 continuava com excesso de peso, queria chegar de facto ao meu peso ideal.
Fica mais barato, mas não se compara com o Pedro Choy, é muito menos saudável, porque é público: algum dos medicamentes têm químicos.
De Fevereiro a Abril perdi 12 kg e cheguei aos meus 57 kg.....estava maravilhosa!
Mantive até 2012 esse peso.

Em 2013 comecei o estágio, entrei em stress e voltei a engordar, tenho chegado em 2014 aos 66 kg. (Depois da minha caminhada, claro está que não me conformei e voltei para o Povoas).

Da Dieta em si:

Em primeiro lugar, tenho a advertir que esta é uma dieta que deve ser feita 1, na minha opinião, no máximo 2 /3 meses. É a dieta mais restritiva que tive até aos dias de hoje. É também uma dieta acompanhada de medicação. Não sei se podemos chamar aquilo medicação, já que é composta, na maioria por ingredientes naturais, mas tem quimicos. A medicação, perguntaram-me, tira a fome? Não! Nada disso! A fome está na nossa cabeça, porque a maior parte das vezes que comemos nem é o nosso corpo a pedir, mas as nossas emoções! Portanto se esperam um medicamento milagroso, desculpem dar-vos uma má noticia: Também não existe.

Cardápio: Como eu digo cá em casa "É DEIXAR DE COMER TUDO O QUE É VOM E TUDO O QUE É VONITO" (é a risada total quando digo isto!)

Eles não fazem propriamente um cardápio do género: P.almoço, almoço e jantar.
Dizem apenas o que se pode ou não comer.

Pode: 1 pão por dia, de manhã apenas. Carnes brancas e vaca. Porco pode feveras. Fiambre. Queijo Fresco. Ovos. Gelatina. Iogurte Magro. Legumes, crus, cozinhados, salteados, sopas, 1 caneca de leite magro por dia com cevada, por ex.
E fruta? Pode! 2 por dia! 1 hora antes do almoço e do jantar com 1 bolacha de água e sal (é essencial!)

Não pode: Tudo o resto.

Eles são um bocado mais realistas que isto e dizem que a pessoa se quiser massa, arroz ou batatas - que não é recomendável, deve fazê-lo no máximo 3 refeições por semanas.
Ah...e que obrigatoriamente 5 refeições deverão ser só sopa. (nunca como só sopa...como queijo fresco ou 1 salsicha de peru ou legumes salteados)

Cafés, chás também é permitido, mas sem açúcar. E o lanche da tarde é comer 1 iogurtezinho e aguentar!

Basicamente um dia meu é assim:

P. almoço - Pão pequeno com fiambre e manteiga magra (proibido,mas..) e leite/chá
Antes almoço - 1 fruta com 1 bolacha
Almoço - Sopa (ou se for no dia fora da sopa: Peixe/carne com legumes/salada)
Lanche - 1 Iogurte e 1 gelatina
Antes de Jantar - 1 fruta com 1 bolacha
Jantar - Sopa e queijo fresco (as xs fiambre, salsicha de peru, ou também um bife com salada se tiver fome).

Aconselham diariamente a fazer 40 minutos de caminhada....ou outro desporto. Tenho feito 20 minutos de cardio cansativos e as vezes 10/20 de caminhada.

E é isto!

Se os medicamentos resultam? Não sou médica, não sei quais são os efeitos, eles dizem que é uma bengala. Nunca fui presa de intestino, talvez quem o seja pode ter outra opinião, mas a minha não é que eles sejam essenciais, porque sem dieta...nada feito. Tive amigas a irem tanto ao choy e ao Povoas e não conseguiram nada.

Perguntam voces: Então porque tomas os medicamentos? Acho que é mais psicológico. Fui acima de tudo lá para ser controlada e seguir um plano. Na minha vida tenho coisas estranhas e uma coisa delas é esta: ter de me controlar por um "auditor externo" de vez a vez....

Desculpem a seca...e aos interessados aproveitem só mais uma dica:

Para quem quer ajuda e tem realmente dinheiro que pode despender...vão ao Pedro Choy e não ao Povoas.


38 comentários:

  1. Muita gente da minha família adora esse tipo de coisas (livros de dietas, por exemplo), portanto eu sei de algumas :) o Póvoas então...
    O problema é que essas dietas têm de ter características fortes, tipo "só proteína" ou "pouquíssimos hidratos" para terem uma "cara" definida e ganharem fama, e não concordo muito com isso. Não sou grande adepta em geral... Mas até percebo quem as faz (normalmente é mais "último recurso" ou motivação repentina)...e ainda bem que descobriste a tua força! :)
    Também faço a minha avó comer sempre uma tostinha integral quando come fruta haha até preferia que fosse meio queijo fresco, mas já vou com muita sorte :)
    Nunca tomei desses comprimidos mas, mais uma vez, muitas pessoas da minha família já, e acho que é mais para motivação ou até porque "já agora, agora que gastei dinheiro nos comprimidos não posso enfardar!" ...
    Gostei do post :)

    ResponderExcluir
  2. Essa dieta não te deixa com fome?? parece-me poucas refeições:(

    ResponderExcluir
  3. Olá again :P
    Epa, que fomeca! :S
    Consegues aguentar-te bem só com um iogurte e gelatina durante a tarde toda? Fogo! Tu és forte miúda!
    Que bolacha é que comes? Eu voltei agora a comer bolachas, mais propriamente as bolachas de arroz. Aquilo diz que é 100% arroz integral. São grandes (como eu gosto, de enfardar!) e saciam-me.
    Beijinho, uma óptima semana :D

    ResponderExcluir
  4. querida, se não for abusar eu pederia um post identico sobre o Dr. Choy já que estou a pensar ir fazer um tratamento com ele já que pelo menos geográficamente estou perto da clínica dele e há outros problemas que podem ser controlados com acunpuntura.
    Quanto ao Dr. Póvoas tenho várias pessoas de familia que fizeram dieta com ele e emagreceram e...voltaram a engordar. Uma delas é médica e nem ela nem a mãe tomaram os medicamentos por não concordarem com as substâncias. Emagreceram na mesma mas levaram mais tempo, mas nem sei se isso esteve relacionado com a falta dos comprimidos ou pela alimentação delas (para lém disso não faziam exercício).
    Beijocas e obrigada pelo excelente post

    ResponderExcluir
  5. Tem que cuidar muito pois se faz um regime restrito demais fica dificil manter o peso depois.

    ResponderExcluir
  6. Obrigada pelos teus esclarecimentos....tens razão a fome ,e o tomar comprimidos deve ser mt mental ,ai sera o investimento e o assumir de um compromisso q não se quer quebrar. Estou desempregada e sempre em casa fica tédio e a comida e amiga, hoje recebi a noticia de uma formação, quero ir mais gira ,caber na roupa,quem sabe não serve de incentivo e ate la perca algum peso e de força para continuar. Gostei mt da tua atenção,obrigada . beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. És sempre bem vinda! Podemos perder peso juntas..assim vamos mais giras para todo o lado! Força! E quando te apetecer comer...vai a rua e faz exercicio

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá. Ha uns anos (7) fiz a dieta do Póvoas e perdi 10 kg em 3 meses. Depois ainda perdi mais mas por outras razões, ou seja mais 4 kg. De 64kg passei a 50. Sou de estatura baixa (1,57), mas para mim 50kg era mto pouco. Entretanto engordei para 53 e estava ótima. Durante 5 anos andei bem, andando o meu peso entre 53 e 55. A questão agora é que estas férias atingi 61 kg, o que é demais para mim. Dantes bastava 1 mês e voltava ao meu peso. Agora, passado 1 mês e 1 semana emagreci 1,5kg com muito sacrifício, o que me faz desesperar. Têm alguma dica? Obrigada
    MCM

    ResponderExcluir
  10. Olá eu comecei agora a dieta do Dr Povoas no dia 16 de Março e não vejo diferença estou desanimada pk gastei dinheiro faço alimentação que mandam e nada!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, comecei a dieta do Povoas ha uma semana. perdi 1 kg,. mas estou com esperança nao quero desnimar aliás isto nao é nada barato .)

      Excluir
    2. Duas semanas e um kilo e meio 😥😥

      Excluir
    3. OK! FARTA DESTA CENA DO DR PÓVOAS!!!
      Meninas e meninos é assim: 1º - o factor hereditariedade; 2º - o factor filhos ou não; 3º - factor metabólico; 4º - factor endocrinológico; 5º - factor alergia/intolerancia alimentar; 6º factor patológico ( faz medicação psiquiátrica/diabetes/colesterol outra? ); 7º factor dinâmico: gosta de se mexer ou é mais sedentária/o? QUANDO ANALISADOS À LUPA TODOS ESTES FACTORES AÍ SIM: façam dieta adaptada! E por favor, cuidem-se pela vossa saúde! Milagres não há e medicação só se utiliza para perder os primeiros kg em excesso de forma a não sobrecarregar a coluna e as articulações e poder fazer exercício sem esforço. bjinhos e boa sorte!

      Excluir
  11. Se fizer a dieta emagrece sim ,em 3 meses perdi 8 kg.
    os comprimidos ajudam a perder peso mais rápido

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Qual e o nome dos comprimidos?
      Pode enviar mail com a sua experiencia
      Joanna1990lemos@hotmail.com

      Excluir
    2. Os Medicamentos sao elaborados para cada pessoa

      Excluir
  12. em 2 messes com o dr povoas perco 10 kg sempre e faso en=sta dieta de 6 em 6 messes sempre antes do verão e funciona sim e a medicação tira a fome sim ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola pode me ajudar?
      Pode enviar a sua experiencia?
      E o nome dos comprimidos?
      Joanna1990lemos@hotmail.com

      Excluir
    2. Por amor de Deus e da sua saúde, pare de fazer isso...de 6/6 meses a perder 10kg?só antes do Verão? WTF! E o tipo continua a promover a falta de bom senso???

      Excluir
  13. ha 3 swmanas que tomo medicaçao, faço alimentaçao correcta,caminhadas, agua, etc..e nao noto nata....sera normal?

    ResponderExcluir
  14. Ola gostava de saber se ainda faz a dieta
    Se tem resoltados
    E o nome dos comprimidos
    Mande me mail joanna1990lemos@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola os comprimidos não tem nome simplesmente a composição e diferente derivado ao problema de cada pessoa .

      Excluir
  15. Também andei no Dr. Póvoas. Feixei lá uns bons €€€€€. De facto emagreci! depois entrei em manutenção. Só que quando dei por ela, recuperei com enorme facilidade o peso e até aumentei. Os comprimidos alteram o metabolismo! Não aconselho esse tipo de dietas. deixa severas sequelas! Vão por mim.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é verdade sim, também fiz a dieta do Dr povoas e alias pessoas que conheço fizeram. depois de um tempo voltaram a ganhar peso descontrolado!

      Excluir
  16. Eu ja faco esta dieta ha 2 meses e os resultados sao positivos. Nao perdi 10, nem 20 kg ate porque estou proibida de me pesar, so o faco nas consultas (para evitar os disparates das pessoas que deixam de comer so para perder peso na balanca). mas a minha dieta nao se enquadra em nenhuma destas referidas. O meu medico particularmente, nao concorda com algumas das opcoes dentro das regras do proprio Povoas. por exemplo, nao me permite que coma so sopa.
    e nao me impede de comer carne ou peixe em nenhuma das refeicoes principais. Exigindo que eu coma hidratos de carbono todos os dias ao almoco. Destacando os mais saudaveis claro, mas como de tudo menos fritos (obvio). E bebo leite magro porque o doutor foi sincero e disse que consumimos um numero muito elevado de lactose que nao precisamos para a normal manutencao do calcio.
    Estou extramente proibida de comer comida processada, essa sim aos olhos dele nao sao de nada saudaveis como por exemplo fiambre ou salsichas. Disse-me: "prefiro que coma uma sandes cheia de presunto, do que uma fatia de fiambre".
    Eu propria fiquei parva com as coisas que o doutor me disse naquela manha. Mas concluindo o raciocinio dele, as consultas tem como nome "reeducacao alimentar", ou seja, apos o periodo de manutencao com ou sem medicacao a alimentacao e para manter. e o objectivo deste ajuste e substituicoes na alimentacao e de facto que a pessoa aprenda a comer melhor.
    Eu ainda nao cheguei nem a meio, e nao descarto nenhum testemunho dado ate aqui, mas assim posso ir deixando o meu ao longo do processo. Beijinhos meninas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também queria saber o nome do médico que consultou. Pode ser?

      Excluir
    2. Abençoado médico! Ora aí está um profissional de saúde com os cinco bem aferidos! Não desista e deixe-se estar com ele pois voce chega lá! E o que é melhor...vai conseguir manter! Boa sorte!

      Excluir
    3. Exactamente como me aconteceu a mim,como de tudo apenas quantidades menores e mais saudáveis ,incluindo peixe legumes e mesmo hidratos ao almoço ,como sempre hidratos ,peixe e carne ao almoço e duas vezes por semana ao jantar também posso,não acho nada impossível de fazer.
      Tudo depende do profissional que a acompanha ,ele sempre me disse para não ter pressas e ter calma e cabeça que se conseguia bem .

      Excluir
    4. Exactamente como me aconteceu a mim,como de tudo apenas quantidades menores e mais saudáveis ,incluindo peixe legumes e mesmo hidratos ao almoço ,como sempre hidratos ,peixe e carne ao almoço e duas vezes por semana ao jantar também posso,não acho nada impossível de fazer.
      Tudo depende do profissional que a acompanha ,ele sempre me disse para não ter pressas e ter calma e cabeça que se conseguia bem .

      Excluir
  17. ola qual o medico que a segue? o meu foi o Dr. Mendes, mas a dieta era muito diferente da sua. no meu caso fui la em 2015 maio, com 76k em julho 2015 2ª consulta ja tinha perdido 7 kilos e em setembro já pesava 65, entrei em manutenção cheguei aos 60 kilos o que ja era demasiadamente magra, passados quase 2 anos recuperei 5 kilos, mantenho a dieta tal e qual menos as capsulas, é preciso ter força de vontade nao há milagres.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Dr Mendes Conceição? É o meu. Comecei há pouco, tinha quase 76, tenho 71, ou seja num mes perdi quase 5 quilos e com muito pouco exercicio porque nãp tenho podido fazer por variadas razões, Mas estou muito animada.

      Excluir
  18. Olá!
    Eu fui a uma Clínica nova em Leça da Palmeira aconselhada por uma amiga e os resultados estão a ser espectaculares.
    A médica é muito simpática e fez-me uma medicação adaptada às minhas necessidades. Com uma dieta não muito rigorosa emagreci 8 kg (comecei em 22 de Agosto). Estou muito contente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, sei que foi ja ha uns anos, mas esta clinica ainda estaria aberta?
      Obrigado, Catia

      Excluir
  19. Bom dia, Alguém pode pf dizer a composição dos comprimidos? É que ando desesperada, os meus não fazem efeito praticamente nenhum, e são carissímos.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde
    Vou a uma consulta na clínica Póvoas
    Alguma novidade recente

    ResponderExcluir
  21. Por favor, podem dizer onde é o consultorio do Dr. Mendes?
    Não paro de engordar e não sei o que fazer. Obrigada. Boa sorte a todas.

    ResponderExcluir
  22. Bom dia a todas/os, espero que estejam bem e de boa saúde!
    Um conselho venho dar sobre peso ideal e como manter/perder.
    Para uma vida feliz e saudável é necessário: comer qdo tens fome e parar qdo te sentires saciada, beber qdo tens sede, dormir qdo tens sono e acordar naturalmente, ir à casa de banho qdo tiveres vontade.
    A partir do momento em que obrigamos o corpo a vícios e dependências, tudo começa a correr mal!
    O ser humano é uma espécie animal, racional ( uns mais que outros! ), neste planeta, como todas as outras criaturas que nele habitam. As refeições diárias são uma convenção social! Os animais não têm p.alm alm lanche jantar e ceia...nem nós! os animais comem de pé e nós também podemos fazê-lo, não há nada contra. Não bebam água às litradas, todos nós temos ritmos diferentes, ciclos de sono e vigília diferentes, metabolismos mais ou menos acelerados, tendências mais ou menos dinâmicas. Quando os senhores doutores encaram o paciente à sua frente como igual a todos os outros e lhes impõem regras tipo chapa3, aí vai dar merda! Perdem peso agora para aumentar o dobro ou mais depois!
    Atentem no seguinte: comer não engorda, beber não dá cabo do fígado e fumar não mata. Assustados? Passo a explicar: a comida engorda porque não é natural, é cheia de fertilizantes, conservantes, estabilizadores, corantes, intensificadores de sabor e etc etc etc. Pão NUNCA ENGORDOU!!! NEM MASSA OU ARROZ!!! Como podem 1 milhão de chineses estarem enganados...O pão hj em dia tem FERMENTOS de não sei qtas categorias, há muito que não tem farinha...nem as massas...e o arroz bem, nem vos digo. O álcool dantes era licores, cerveja, cidra, vinho e hidromel, agora os cocktails e espirituosas combinadas é que destroem o fígado ( e têm químicos também! ). O tabaco nunca matou...que o digam os chineses, árabes, esquimós e Índios americanos... As tabaqueiras e a indústria é que destruiram o tabaco e colocaram todoa a espécie de substancias tóxicas, venenosas e potencialmente cancerígenas. Resumindo e perdoem o testamento já longo, procurem na medida do possível fugir à rotina, fazer o que vos dá prazer, caminhar ou nadar ou correr ( o que fôr ) que gostem mais, procurem comer o mais natural possível e não processado. Se tiverem uma boa varanda ou quintal, plantem! Comam, não se privem, é pior! Mais vale comerem uma fatia de pão de alfarroba com manteiga de amendoim que um palmier recheado! Mais vale um esparguete integral com pesto e pinhoes que uma lasagna congelada! Mais vale uma taça de bom vinho tinto ( epá ou duas!! ) que um pisanganbom ou um licor beirão ou carolans com toneladas assustadoras de natas e açucar! Usem o amarelo e não o branco, sal marinho e não o refinado, usem sumo limão e oregãos, abusem das alfaces, tomate e outros, comam fruta ( que porra vem a ser essa que a fruta engorda??? ) e que beber água depois das 17h não é conveniente???, isto dito por uma nutricionista ( oh!God! ) lavem muito bem as frutas e legumes, deixem-nosde molho 24h antes de consumirem e mudem a agua de 2/2h, por causa do excesso de potássio que faz mal aos rins. E principalmente, sejam felizes. Gostem de vocês, não procurem ter corpos que acham que vão agradar mais a eles/as...e sim a vocês ! Quem não gostar, pois que não coma! E não come mesmo, não estraguem que há mais quem queira...e goste! Boa sorte! :)

    ResponderExcluir