segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

A vida...

A vida é muita complicada não é?
Quer dizer, para alguns é.Vejo por mim...somos 3 irmãos, a minha irmã é lindissima, uma genética brutal, tem um corpo trabalhado (faz por isso claro) mas sempre pode comer o seu pãozinho com um molho de carne frita sem que isso lhe alterasse alguma coisa. Tem uns dentes direitos e brancos, um corpo escultural.
O meu irmão não é propriamente magro, mas é altissimo e tem um peso normal. Quando quer perder peso basta.lhe 1 semana que se for preciso perde 8 kg.
Eu? Não sou o calimero, não sou nenhum monstro, mas sempre tive que lutar 3 vezes mais que eles para tudo. Sou gorda, sempre fui, tenho dentes amarelos, separados e ainda tenho problemas de visão e outras coisas.
Enfim...como é que entre 3 irmãos pode existir tanta diferença? Já nem comparo as diferenças entre ricos e pobres, entre raças, entre qualquer outra coisa, estou a comparar irmãos...como a vida pode ser tão justa para uns e tão injusta para outros.

Alguém tem uma relação má com 1 dos seus irmãos?
Quando digo má, não falo de discussões e coisas passageiras. Daquelas lutazinhas, daquelas complicações que às vezes surgem.
Quando digo má, falo de uma relação baseada em traumas. Isto porque tenho um irmão que simplesmente me odeia. Odeia a minha existência. Odeia tudo em mim. Qualquer outra pessoa é melhor que eu. Sou a minha forma de falar o odeia ao ponto de achar que tudo o que digo é para me armar em superior. Odeio os meus gestos naturais a falar, odeia que eu tenha ideias, simplesmente odeia tudo o que há para odiar e amar.
Alguém tem um irmão que sempre vos fez sentir feia, gorda, inferior. Que sempre adorou mandar-te abaixo, ainda mais quando isso acontece em público e no meio de amigos comuns?
Lembro-me quando era pequena...tinha problemas de respiração e tinha sempre o nariz com renho. Ainda me lembro...o meu irmão, que andava no mesmo colégio que eu, não só gozava comigo por isso, como ainda sublinhava a toda a gente "cheirem o nariz da gorda".
Um irmão que sempre vos disse "Deves ter um q.i de uma criança de 9 anos"...que vos convenceu disso a tal ponto que fazeres um teste de Q.I e dar-te um nivel normal e médio é motivo de descontração e felicidde.
Alguém que cada vez que falha se lembra da voz do seu irmão a dizer "não sabes fazer nada, não tens jeito para nada."
Um irmão que por duas vezes em miúdos te deu 2 chapadas ao ponto de deitar sangue e dizeres à tua mãe "Cai..não foi nada",

Assim é a minha relação com o meu irmão.
É a primeira vez que digo em "público", mesmo sabendo que este público é anónimo, que também eu, passado todos estes anos começo a ter um ódio de estimação por ele. A tal ponto que só de pensar nele ou no sucesso dele me dá nojo.
Pela primeira vez assumo que a minha relação com o meu irmão não é normal nem de discussões normais.
É uma relação má. Pela primeira vez assumo a ideia séria de vir a cortar qualquer tipo de relação ou palavra com ele.

Hoje não falo de dietas. Aliás ela está parada. O meu coração e a minha vida está assim, parada.
As discussões com o meu irmão que voltou para minha casa têm sido semanais e só eu sei o que me deixa ainda mais em baixo.

8 comentários:

  1. Querida,
    A minha relação não se assemelha em nada com a tua pois durante muitos anos até achei que nos dessemos bem, apesar de totalmente opostos e nunca próximos. Mas gostavamos um do outro da maneira indiferente que os geralmente irmãos fazem (ou pelo menos eu julgava que sim). Não tinhamos discussões e cada um fazia a sua vida sem empatar o outro. Ele teve alguns gestos simpáticos para comigo pois quando eu era pequena ele tinha de me acompanhar em saídas para eu puder ir e ele sempre o fez ou pelo menos disse que sim.
    Quando foi do divorcio dele eu dei-lhe a voz da razão que ele procurava (ou pelo menos penso que dei).
    Quando o meu marido faleceu ele ofereceu a sua ajuda (por muito incompetente que fosse) e eu aceitei aquilo que ele tinha para dar sem nunca lhe cobrar que a ajuda dele era muito envenenada (no fundo eu sabia que ele não sabia fazer melhor);
    Infelizmente fui fiadora da casa dele e a irresponsabilidade dele arrastou-me durante alguns anos para uma situação financeira em perigo para mim e minha familia.
    O facto de ele achar que estar na mó debaixo lhe dava o direito de arrastar todos atrás dele e de me dizer que apesar de estar a pagar pelas dividas dele, eu não tinha nada de me meter na vida dele, levou a nossa relação a um distanciamento que hoje em dia se resume a ...nada.
    A minha preocupação foi perdoa-lo para me libertar. E penso que o mesmo tem de se passar contigo.
    Tens de escolher libertar-te do passado e do facto que o teu irmão (independente do QI que tenha ou nao) não sabe ser nem fazer melhor. As suas próprias inseguranças e sentimento de inferioridade levam-no a "esmagar" os sentimentos de quem lhe pode fazer frente. De quem ele sente como bom o suficiente para lhe ser "superior". A única maneira de anular a tua força e não deixar que tu a mostres, é deitar-te abaixo constantemente para nao te dar tempo de reagires.
    Quando ele falar, olha-o apenas e pensa no quanto é triste ser assim como ele é e precisar de deitar os outros abaixo para se sentir importante. Que triste é nao saber fazer melhor.
    Tu sabes fazer melhor, Tu já fazes melhor. Só tens de o perdoar por não ser capaz de o fazer para te libertares das garras do poder dele sobre ti.
    Pensa nisto. Tu és linda e perfeita tal como és. Só tens de aceitar esse facto para te amares o suficiente para não te deixares afectar pelo que outros dizem.
    Beijocas linda e pensa "eu amo-me, eu amo-me, eu amo-me" sempre que te sentires vacilar.

    ResponderExcluir
  2. A minha relação com o meu irmão nem sempre foi das melhores, ele tem menos 5 anos que eu e uma personalidade bem complicado..posso dizer que 80% do tempo que vivi a tempo inteiro com ele, eram discussões, coisas estúpidas é verdade.
    Actualmente há discussões várias vezes mas desde que saí de casa a nossa relação melhorou imenso! sinto-me na obrigação de cuidar dele, de proteger, de quase ser uma mãe para ele e isso ás vezes custa-nos alguns bons momentos mas com o tempo tem melhorando..
    Não podemos escolher a família..acredito que essa má relação te cause muita dor, é perfeitamente normal mas agarra-te aos que te amam, aos que te querem ver bem..esses são os únicos que merecem a nossa bondade*
    Beijinho

    ResponderExcluir
  3. Oiii, tenho certeza que colocar isso para fora vai te ajudar muito na tua RA. Sempre friso que a o ato de comer por sentimentos tem a haver com muitas angustias que estão guardadas dentro da gente.

    O ser humano se sente muito incomodado pelo sentimentos de aversão com irmãos, pai, mãe. Mas segundo a psicologia não é necessário ter uma cumplicidade, amizade com familiares.
    Sei que é difícil Sue. Mas tente dentro de vc mesmo fazer o LUTO PSICOLÓGICO PARA ALAVANCAR SUA VIDA E SEUS SENTIMENTOS.

    NÃO É OBRIGATÓRIO TER AMOR ENTRE IRMÃOS....VC HOJE PODE ESCOLHER COM QUEM MERECE SEU AMOR E SUA PREOCUPAÇÃO.

    LIBERTE-SE......

    Quanto a sua autoestima, posso te garantir que precisa mudar tb, precisa deixar ESSE SENTIMENTO DE VITIMA de vc mesma.
    Começar a te olhar diferente, observar o que tem de bonito, e te cuidar, focar em vc.
    Cuidar da gente dá trabalho, merece dedicação e um grande amor a nós mesmos.

    Vc é uma pessoa muito disciplinada tenho certeza que vais conseguir....mas precisa começar a mudar...aos poucos...te cuidar mesmo que não esteja a fim.

    Mil bjs, desculpas se escrevi de alguma forma meio chata, mas sei que é necessário...fizeram comigo e hoje muita coisa eu mudei, juntamente com a minha RA

    LEMBRE-SE

    A GENTE ENGORDOU PORQUE NÃO SABÍAMOS LIDAR COM NOSSOS SENTIMENTOS, PRECISAMOS APRENDER A LIDAR COM OS NOSSOS FANTASMAS MAIS INTERNOS.

    COM CARINHO.

    ResponderExcluir
  4. Olha, na minha casa somos em dois: eu gorda, meu irmão magro, alto, de cabelos e olhos um pouco mais claros que os meus.

    Faz parte. Eu sempre comi sem dó, ele desde bem pequeno tinha pavor de engordar. Certa vez ele, com três para quatro anos de idade, viu um menino gordinho e disse para a mamãe: 'mãe, se eu fosse gordo igual esse menino, eu não comia nunca mais!'

    Coisas da vida, eu tenho de batalhar para ser menos gorda, ele vai continuar comendo batata frita e cachorro quente todo dia na faculdade e permanecer magro.

    ResponderExcluir
  5. A minha relação com a família também nunca foi boa. Não tenho irmão, mas na infância, tios e primos também debochavam e diziam que tinham vergonha de me levar aos lugares. Hoje em dia não faço questão de manter contato com eles, não concordo com essa regra de família em primeiro lugar. Não mesmo! Alguns amigos valem mais do que família.

    ResponderExcluir
  6. Olá Sue!!
    Relações familiares muitas vezes não são boas..alguns mais outros menos. Acho que você precisa se valorizar mais e aumentar sua auto estima...você não pode mudar o outro( no caso seu irmão) mais pode ter atitudes mais positivas em relação à sua pessoa.
    Quanto ao Detox fiz de 21 dias mesmo, não é fácil, muito difícil mesmo..mais conseguir superar a primeira etapa. Nessa quarta estarei postando o relato de como foi meu processo de detox e depois semanalmente estarei postando como foi meu cardápio. Quanto puder, passa lá para ver..e se cuida!!
    Abraços,
    Sandra

    ResponderExcluir
  7. É sempre complicado e injusto....mas é a vida!

    Beijinhos
    http://bonecadtrapo.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente vão haver sempre pessoas assim na vida.
    Tenho alguns casos na família (bem próximos) o que importa é aqueles que nos amam.
    Dói imenso quando as pessoas que nos magoam são as que, supostamente, deviam gostar mais de nós.

    Queremos saber novidades tuas, vou estar à espera! :)
    Beijinhos and don't give up!


    ResponderExcluir