sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Dieta e Desporto - Conciliação

Este é um post em que vos peço, encarecidamente, as vossas mais sinceras opiniões.

Tenho 1.58 e peso 66 kg (neste momento, porque eu irei para casa dos 50's, garanto-vos!)
Por isso, o meu IMC indica excesso de peso, estando no 26,4.

A minha ideia é que estando com excesso de peso o que tenho de fazer é acima de tudo fechar a boca e seguir a alimentação que me foi dada pela nutricionista.
No plano diz que devo fazer pelo menos uma caminhada de 40 minutos por dia, isto é, um desporto muito levezinho. Compreendo. Perfeitamente. Porque quem está numa dieta para perder peso, com um corte imenso nos hidratos de carbono, não pode fazer desporto como se não houvesse amanhã, já que o corpo irá precisar de mais comida.
A minha ideia é primeiro perder peso. Perder até pelo menos estar nos 60 kg e estar naquilo que se chama o peso ideal.
Quero fazer 3 ou 4 vezes por semana, cerca de 1 hora de dança, de forma a conciliar a minha dieta com algum desporto.
Sei que poderei ficar mole e com menos músculo, e para isso, estou a pensar fazer todos os dias alguns agachamentos e exercicios de braço, mas uma coisa simples, sem que se reflicta no peso, já que ganhar músculo aumenta o peso e os meus ossos e costas agradecem que eu perca peso.

Agora, quero opiniões.
Um dia quero ficar tonificada (aliás, isso é algo que julgo ser impossivél, mas shiu, é segredo). No entanto, quero primeiro alcançar um peso normal para depois tentar fazer uma tonificação.
Quem acha que estou a ir pelo caminho errado e que deveria começar já a tonificar?
Quem acha que é um pensamento certo?

Preciso de opiniões e exemplos concretos caso existam!!

Já estou há 2 dias limpinha.... Quer dizer, ontem fui jantar fora, e a minha mãe insistiu que eu provasse a tarte dela e provei. Mas acho que não é uma garfada que estraga tudo.
Já tenho os medicamentos, mas esqueci-me de trazer para o escritório e portanto, para ser tudo certinho, só os começo a tomar amanhã.
É controverso, eu sei, mas é uma ajuda.


E voces? Como vai tudo?

Vamos lá!! Que tarda nada é 4feira e já faz uma semana em que poderei dizer que estou limpinha.
Venha o Fim de semana, venha o carnaval....eu não irei vacilar!

Para todas as Susanas (e não susanas!) em luta, bora, sem desistir!

7 comentários:

  1. Quando pesava 75 kg decidi inscrever-me num ginásio e engordei. Não quero dizer com isto que fazer exercício físico é mau, muito pelo contrário, mas é certo e sabido que exercício físico significa ter mais fome e se não tivermos cuidado vamos comer o que devemos e não devemos.

    Acho que a decisão de começar a fazer exercício anaeróbio depende apenas de ti. Vai depender de quanto decides fazer e de como te vais precaver no que toca à alimentação (comer com a qualidade e a quantidade certas para atingir o teu objetivo).

    Eu talvez fizesse o que tinha definido com a nutricionista e da próxima vez falava-lhe deste assunto para ela adequar a alimentação.

    Força.

    Beijinhos,
    Pintainha

    ResponderExcluir
  2. Ola. Eu no inicio da minha dieta e para perder os primeiros quilos pus o me foco na alimentacao. Agora que ja so me faltam 7 kg decidi que esta na altura de imcluir mais exercicio fisico.

    ResponderExcluir
  3. Eu meço 1,57 cm! :P
    O engorda/emagrece ao longo da vida deixou-me cheia de estrias e celulite!
    O meu sonho desde sempre era ter 55kg!! Dos 75kg aos 63kg fiz exercícios muito ligeiros. A partir dos 63kg comecei a levar a questão do ginásio mais a sério e o peso foi diminuindo mais lentamente. Mas comecei a ficar com um corpo MUITO MELHOR!!

    Agora tenho 53kg a ainda sou "gordinha". Estou super arrependida de não me ter empenhado a sério na musculação desde início :(
    Não me adianta de nada pesar 53kg, se continuo com os braços e pernas gordinhos. Preferia ver 60kg na balança e estar top!

    Outra vantagem do exercício: Acelera o metabolismo! O meu metabolismo está mesmo muito melhor. Já não engordo tão facilmente mesmo depois de uma semana a comer porcarias! Mais músculo = corpo consome mais calorias.

    O que contêm esses comprimidos?
    Como é o teu plano?
    Contaaaa :P
    Beijinhos e muita, muita força :D


    ResponderExcluir
  4. O ideal é primeiro fazer exercícios de cardio, para queimares as calorias, e perderes peso, só depois é que pensas em tonificar.:)

    ResponderExcluir
  5. bem essa teoria da caminhada, para quem está a perder peso porque tem um corte nos hidratos de carbono, não tem nada a ver, nadinha, eu treinei durante um ano com restrição aos hidratos de carbono duas vezes por dia na maior parte dos dias, treino de ginásio e aulas..e conheço pessoas que o fazem.. ;)
    Deves e podes fazer os exercicios para pernas e braços..e lembra-me que se aumentares o peso devido a massa muscular isso é exelente, sabes porque? porque ao teres mais massa muscular queimas mais calorias! E apesar da balança de dar peso, podes estar mais magra, tira medidas com uma fita metrica ;) e já agora o que estas a tomar?
    Na minha opinião o ideal é cardio e musculação, mas investir mais no cardio

    ResponderExcluir
  6. Da informaço que tenho o exercicio é essencial (eu não sou grande exemplo). Num estudo que resultou num documentario para a bbc,resumidamente, quando fazes exercicio fisico primeiramente gastas a energia fornecida pelos hidratos de carbono pois sao os mais faceis de "queimar" pelo corpo. Apos o exercicio o corpo demora 24horas a repor hidratos de carbono e durante esse periodo queima massa gorda.
    Deixo aqui a reportagem. http://www.youtube.com/watch?v=wJiF2WxNuqY

    Jinhos

    ResponderExcluir
  7. Querida Sue,

    na minha opinião e experiência vale a pena fazer exercício de tonificação mesmo que isso resulte num aumento de peso inicial (e resulta pois a massa muscular pesa mais que a massa gorda, mas...não faz tanto volume). Para mim, compensa esse ganho de peso eu saber que estou em forma mesmo quando não estou no peso certo, o meu corpo agradece e isso também se reflete na minha imagem corporal. Só devido a tonificação eu evito ficar cheia de peles e consigo harmonizar o corpo de forma a ficar com as curvas nos sitios certos e com aspeto mais magro mesmo quando não estou mais magra.
    Também há que não esquecer que a massa muscular gasta mais calorias para ser mantida e por isso a medio prazo isso irá resultar num gasto maior de energia e consequentemente de mais facilidade em emagrecer.
    Eu atualmente não faço musculação em ginásio mas faço exercícios básicos em casa com pesos (que podem ser garrafas de água ou pacotes de arroz) para braços. faço abdominais básicos e agachamentos. No fim alongamentos e só isto faz toda a diferença na tonificação geral do corpo sem haver propriamente musculos à vista. Fica tudo no sitio e ficamos mais saudáveis que também será um objetivo válido que se calhar ultrapassa o próprio resultado em termos de peso.
    Eu não abdico do exercício embora ele não me faça emagrecer por si só, mas os ganhos em saúde para mim são mais importantes.
    Bons exercícios, bom divertimento e boa forma

    ResponderExcluir