sábado, 8 de fevereiro de 2014

Para quando dá a vontade de um docinho...

Este post está dividido em antes e após a pesagem.

Antes da Pesagem:

Ontem, sexta feira, início do 5.º dia sem açucares e doces, comecei com uma vontade tremenda de alguma coisa doce.
Estava meia deprimida, negativa, nada que a companhia de amigas não tenha resolvido.
Almocei relativamente bem - salsicha de perú fresca com couve, mas ficou aquela sensação, que surge muitas vezes quando estou deprimida, de me faltar algo doce.
Pensei nas bolachas de canela, pensei numa tigela cheia de cereais, pensei até em fazer um bolo, mas lembrei-me que adoro cozinhar e que podia experimentar cozinhar aquilo que agora está na moda - As Receitas fit.

Pesquisei algumas na internet, muitas continham aveia, banana, todas muito saudaveis, mas penso que são apropriadas a quem se mata de desporto. Desporto esta semana, nem vê-lo. Mantive-me parada, paradinha, então decidi inventar uma receita que nem cereais integrais levasse.

Decidi chamar-lhe cheesesoufle no carbs banana.
Se é pouco calórico? Para a quantidade que fiz não é assim tão pouco calórico. A diferença é que juntei alimentos saudáveis e permitidos.
Claro que não é para embocar tudo de uma vez, nem para fazer todos os dias.
Se calhar cometi o erro de o ter feito antes de um dia de pesagem, não sei, logo vos digo (suspense!)

Receita:

50 g de iogurte grego natural e ligeiro (no lidl existe um tipo que é menos calórico que qualquer outro iogurte magro, tem muito pouco açúcar adicionado em comparação aos tão chamados magros)
1 banana esmagada
100 g de queijo creme ligth tipo philadelphia (pus linessa do lidl)
50 mml de leite de soja simples
1 gota de essência de baunilha
3 gotas de adoçante para cúlinária (para ser doce tinha que ter qualquer coisa. A banana ajuda, mas este ingrediente dá aquele toque, não é?)
1 gema
3 claras em castelo.

O truque é misturar tudo menos as claras.
Bate-se em castelo e depois mistura-se ao preparado e coloca-se no forno até ficarem rijinhos e douradinhos tal e qual um suflé

Como ficaram:


Não é a coisa mais bonita, nem a mais apetitosa que alguma vez se viu.
Também não é a coisa mais gulosa e saborosa que se pode provar.
Mas para um dia de ataque aos doces, é bastante fresco, fofo e saboroso :)

Vamos lá aos números:

Calorias dos quequezinhos: O preparado todo contei 371 kcal.
Fiz 9 quantidade de individuais, portanto, cada queque tem 35,22 kcal.

Aqui a Je comeu logo 4 de enfiada (quentinhos e acabados de fazer) o que dá uma quantidade de 140 kcal.
Cheguei a casa comi outro.
De maneira que num dia comi 175,22.
Sendo que estive numa pastelaria com as minhas amigas e lanchei unicamente chá...acho que me portei lindamente!

Alimentação ontem:

P. Almoço - 1 torrada com queijo creme ligth e leite com cevade e 1 pouco de adoçante + 1 laranja
Almoço - Couve (muita) com 3 salsichas frescas grelhadas
Lanche (2h depois do almoço pela gula) - 4 quequezinhos equivalentes a 140 kcal + 1 chá
Jantar - Sopa sem batata + salada com alface, atum, 1 pouco de grão de bico, delicias do mar e tomate.
Cheguei a casa - 1 leite de soja + 1 quequezinho de 35 kcal.

E então? Portei-me relativamente bem não?
Foi uma semana quase 100% sem doces.
Gostava de me ter mantido forte e não ter tido esta quase compulsão por algo doce. Mas ia a uma pastelaria a seguir, hoje vou a uma festa repleta de doces e comida pouco saudavél, mais vale ter parado ali a vontade de doces.

Hoje vou à festa. Quanto ao almoço não sei o que será, tenho quase a certeza que será bacalhau com natas e pérolas calóricas que tal.
Ideal seria uma carne grelhada. Mas na festa que é, na casa daqueles meus amigos, nem salada haverá.
Truque: Irei para a festa encharcada em chá e aviada com 2 laranjas em cima. Irei afastar-me totalmente dos doces...nem 1, nem 1 colher, não me chame eu Susana!
Quanto à comida em si, vou comer o que houver. Não sou mal educada, o mundo também não acaba hoje. Se houver salada irei comer imensa e um bocado do resto. Senão como o resto com uma quantidade normal e escolho o que for menos calórico.

Não me chame eu Susana! Não tenha eu emagrecido 30 kgs!
Lembro-me nessa altura...ia de caixinha com a minha sopa para todas as festas. Mas hoje estou na casa dos 60 e picos, não estou com 85 kg como na altura, por isso, também tenho direito.
A seu tempo voltarei aos 58 kg e quem sabe até menos.

Post depois da Pesagem:

Se isto fosse um filmes, via-se eu a ir para a balança após a primeira parte da postagem.
Quero com isto mostrar-vos como um resultado (que ainda não sei qual é) nos pode influenciar:

Resultado:

64,3!

Menos 1,3 kg esta semana! BOA SU!!! FINALMENTE!

Não estou dentro dos objectivos que tinha cumprido. Mas também só estou a 300 gramas daquilo que me tinha proposto para esta semana. E sabem o que estragou o ritmo? Uma taçinha de arroz doce e letria que decidi comer.
Desta vez não vou vacilar. Vou para a festa com toda a convicção de quem está a cumprir os seus objectivos.
Perdi finalmente os 2 kg que ganhei no Natal. Já viram o que 2 semanas fazem? Quase 2 meses para perder!
Mas vou manter-me firme, ai isso vou!!!

Que a próxima semana seja igualmente boa. Para mim e para todas vocês.
Vamos lá!

5 comentários:

  1. Qual é o iogurte grego do lidl? :)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns linda Homónima!!!
    Pois é, para os ganhar é um instantinho, para os perder...
    Eu também tenho sido assim mas com a agravante de estar bem acima do meu peso alvo.
    A sua sugestão de fazer exames é otima e por acaso o meu check up anual calha precisamente esta semana e nele constam sempre as análises à tiroide e uma ecografia à tiroide mas até hoja nunca acusou nenhuma anomalia (embora eu continue a acreditar que algo não estará bem, mas quando os exames dão valores normais que se pode fazer?).
    É continuar na luta e esperar que os resultados apareçam.
    beijocas linda

    ResponderExcluir
  3. uauu adorei a receita, ficaram com um ar tão fofo, tenho de fazer :D

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde. Agradecia que me dissesse onde em que lidl encontrou os produtos linessa. Sou de Lisboa, mas não os consigo encontrar nos vários lidls que visitei.

    ResponderExcluir