segunda-feira, 3 de março de 2014

Conselhos Precisam-se

Dúvidas:

-As azeitonas (7 ou 8 unidades) engordam?
- 20 minutos de exercício diário será bom? (tomara eu!)
- Pastilhas elásticas sem açúcar para evitar doces, é muito mau?


O dia de hoje:

P.almoço - 1 torrada e meia com fiambre e chá
Meio da manhã - 1 tosta + 1 maça
Almoço - Sopa
Lanche - 1 iogurte, Gelatina, 2 fatias de fiambre
Antes de Jantar - 1 tosta + 1/4 de papaia
Jantar - Sopa, queijo fresco e 2 fatias de fiambre.

Estou com imensa vontade de comer porcarias. Não sei se é por ser altura de festa se por estar quase a fazer uma semana de limpeza, mas está mesmo.
Mas guess what? Não vou ceder! Ai não vou não!

Quanto à dieta que estou a seguir: Dieta do Dr. Póvoas...
Basicamente é reduzir tudo...não da quantidade, mas no tipo de alimentos.
Hidratos de carbono, só ao pequeno almoço.
Carne, peixe, legumes, sopas é à descrição.
Não posso comer nem feijão, nem grão, nem nenhuma leguminosa.
A fruta é so mesmo 2 por dia, acompanhada de 1 tosta e dos comprimidos que nos recomendam.
Sendo que não convém comer nem banana, nem uvas, nem figos, nem diospiros.
Posso beber chá e água, quanta quiser.
Posso também beber 1 caneca de leite (se tiver muito aflita), iogurte, queijo fresco.

É a dieta mais restritiva que já tive. Nem no Pedro Choy era assim, aí podia comer 1 pão ao lanche.
Estou a tentar cumprir ao máximo. Os únicos erros que tenho cometido é comer por exemplo 1 meia banana de manhã e outra à noite.
Sei que esta não é uma dieta propriamente saudavel, mas é uma dieta que bem seguida se vê resultados.
Assim que tiver alcançado o que quero irei estudar alguns blogs e seguir uma dieta mais abrangente, porque acima de tudo está mesmo a saude.

Como vos disse estou a fazer um plano de treino de 20 minutos...sao dois filmes de 10 minutos.
Resultado: Fiquei morta.
Demonstra a falta que o desporto me faz. Parece que corri a maratona, enfim.
Estou mesmo em baixo de forma.
Os exercicios que estou a seguir são baseados em cardio e um pouco de abs.
Vou tentar fazer todos os dias, há só um dia de descanso.
Quer a força esteja comigo na minha nova decisão.

Quanto a voces, espero os vossos comentários.
Agradeço muito toda a força e carinho.
Fiquei especialmente tocada quando vi que há pessoas que ficam felizes pelo meu sucesso. :)

9 comentários:

  1. Finalmente! Uma bela mudança! Parabéns! QUem te lia e quem te lê.
    Nem parecem a mesma pessoa!

    Continua!

    Beijinhos**

    ResponderExcluir
  2. - Não te posso ajudar, odeio azeitonas;
    - 20 min? É óptimo!! Há treinos super puxados em 20 min; "o pior treino é aquele que nunca aconteceu"
    - Pastilhas? Hum, não sei, eu costumo comer uma depois de almoço na faculdade, numa de "lavar os dentes à pressão" :P

    Estás cheia de força, muito bem :) Motivas-me imenso!
    Já dei por mim a pensar "não posso pecar, depois tenho que ir admitir para o blog", antes de ter o blog não tinha nada destes dramas :P
    Beijinhos e força*

    ResponderExcluir
  3. Essas perguntas não sei.. mas quer dizer, tudo em demasia engorda, tudo com conta peso e medida não, já dizia o meu avô. Se comeres azeitonas todas os dias pode não ser grande coisa, assim como uma pastilha sempre que te apetecer um doce (se forem muitas vezes ao dias...)...

    Na tua dieta só há uma coisa que me faz confusão, que é apenas 2 peças de fruta por dia.
    No meu caso, que treino mais de 1 hora de cada vez (ainda ontem foram duas) tenho necessidade de comer banana e outra fruta. Dá-me energia. Mas como só fazes 20 min., deve ser adequado :)

    Não vi gelado de bacci... mas olha que são mesmo bons! :P

    ResponderExcluir
  4. Que plano de exercicios estas a seguir? :)

    ResponderExcluir
  5. Olá, pensa assim: o azeite vem da azeitona certo? O azeite é 100% gordura e cada grama tem 9 kcal. Logo a azeitona é também uma fonte gordura (embora tenha também água e uma quantidade mínima de proteína). Para teres uma ideia 100gr de azeitonas = 172 kcal (não contando com o caroço, claro...).
    Não concordo nada com essas dietas de povoas, tallons e afins, mas cada um faz o que quer. Para mim, quem quer perder peso (sim, porque há quem quer perder peso, e depois existem as pessoas que querem perder gordura... é diferente...) basta cortar nos hidratos, seja pão, tostas, farinhas, massas, arroz, batatas, mas também a fruta que tem frutose (açúcar = Hc). Mas depois tem de compensar com a ingestão de proteína de qualidade e alguma gordura! Oh, que horror, deves estar a pensar! Mas não estou a falar de fritos, nem queijos gordos... Aposta nos frutos secos, abacates, iogurte grego...
    Em relação às pastilhas, não são boas nem são más. Só acho que o acto de mastigar vai levar o estômago a produzir suco gástrico, o que a longo prazo se pode vir a tornar desconfortável, pois o suco vai trabalhar no vazio...
    Há uns posts atrás perguntavas de devias ir já para a tonificação e a minha resposta é SIMM! Não tenhas medo de dessa história de aumentar peso porque o musculo pesa mais. Embora seja verdade, primeiro que consigas crescer em termos musculares algo digno de nota, muita água vai correr debaixo da ponte. Não temos a capacidade masculina de aumento muscular porque os falta a testosterona. E depois o musculo ocupa menos espaço no corpo que a gordura, aumenta o metabolismo, logo queima mais rapidamente, etc. Enfim, só coisas boas! E se as coisas forem bem feitas, o corpo fica top.
    Bom, olha, não quero ser chata. Tenho uma visão um pouco diferente das coisas em termos de alimentação e exercício, porque pratico musculação com pesos, barras, etc...(só faço um bocadinho de cardio, não passo horas na passadeira, nem no elíptica).
    Dou-te os parabéns pelo teu esforço. Boa sorte.

    Lilla

    ResponderExcluir
  6. tentando ser curta:
    -Em relação às azeitonas é claro que engordam pois são gordura mas se é para comer uma vez como exceção não é caso para dramas. Se é para comeres habitualmente, não aconselho.
    - em relação aos 20 minutos acho ótimo pois é bem melhor que nada e se lhe acrescentares usn alongamentos já vai para 25 ou 30 minutos e só faz bem. Como alguém disse numa resposta anterior- o pior exercício é aquele que não se faz. mais vale pouco e regular do que longo e nunca.
    - quanto à pastilha elástica eu reforço o que foi dito na resposta anterior, com regularidade não te deve fazer muito bem pois leva a uma produção de suco gástrico sem comida , ou seja, "em seco"o que faz mal ao estômago e a longo prazo pode trazer-te problemas gástricos.
    Continua com foco e não te esqueças que apesar de nos pedires a opinião, deves fazer aquilo com que te indentificas ou que já funcionou com o teu organismo pois cada cabeça etrá sempre a sua sentença e dificil será que todos digamos a mesma coisa e concordemos uns com os outros a 100%.
    Beijocas e sobretudo não percas o entusiasmo

    ResponderExcluir
  7. Gosto imenso de azeitona (só das pretas) e às vezes como 2 ou 3..mas só mesmo de vez em quando porque não é um produto completamente saudável.
    20minutos de exercício é optimo para começar, vais ver que só custa no inicio..depois já não queres outra coisa :p
    De vez em quando recorro a pastilhas sem açúcar quando bate aquela vontade de comer um doce portanto..em horas de aperto acho que também podes comer uma..sempre é melhor que comer o doce :)

    Beijinho*

    ResponderExcluir
  8. Olá! :D
    Eu nunca comentei, apesar de seguir há algum tempo, porque no início preferia ler só, e mesmo depois de criar o meu blog, como não tem muito a ver com o teu nem nada, preferi ficar aqui na sombra :)
    Olha que até tens feito as coisas bem... Eu sei como é desanimadora essa coisa do "nunca mais vou poder comer normalmente porque o meu metabolismo é horrível" (especialmente por causa de algumas pessoas da minha família... Já fiquei triste por causa disso imensas vezes!), mas quando perderes peso, com ginásio e tudo, tenho a certeza de que vais conseguir comer mais (com excessos esporádicos, mas de forma saudável). Para além do mais, a genética pode ser má nuns aspetos mas boa noutros. Muitas vezes quem tem "tendência para engordar" também ganha músculo facilmente, por exemplo, ou até podes dar-te melhor com um certo tipo de alimentação. E tens escapado a muita coisa e tudo ;) (até pipocas no cinema haha... É obra!)
    Pronto, eu decidi comentar para a) dar-te os parabéns por estares a mudar o teu estilo de vida (nem que venha atrasada, nunca disse isto portanto tenho de dizer) e b) porque acho que até posso ajudar um bocadinho nas perguntas :)
    As azeitonas: umas 10 unidades têm cerca de 50 calorias, portanto não é nada demais quanto a isso. Até porque têm relativamente pouca coisa :P O azeite é apregoado como a coisa mais saudável do mundo, mas de certa forma as azeitonas até são mais saudáveis porque são menos processadas, quanto mais natural melhor (há quem só tempere saladas com noz esmagada como gordura porque é mais natural, por exemplo...). Há sempre a questão do sódio e de ser conservado de forma artificial, mas também tem bons pontos. Têm gorduras monoinsaturadas saudáveis e efeito antioxidante, são benéficas para a saúde cardiovascular, são ricas em ferro, têm vitaminas A e E e têm poderes anti-inflamatórios. Eu não sou nenhuma perita na matéria, mas pronto :) Uma boa opção até seria passá-las por água para "limpar" um bocado o sódio e isso. E são bastante úteis, como são gorduras, para moderar o índice glicémico da fruta, por exemplo (digo eu) :)
    Quanto ao exercício, é definitivamente melhor do que nada. A OMS aconselha precisamente, para idades entre 18 e 64, uma média de pelo menos 20 minutos de atividade física (aeróbica) moderada por dia, ou 10 minutos de atividade intensa, + 2 dias por semana de fortalecimento muscular. O dobro tem ainda mais benefícios para a saúde. Claro que se tem de começar de uma forma gradual...
    Há coisas muito rápidas e eficientes, como treino intervalado de alta intensidade e tabata (só 4 minutos para estourar com uma pessoa, mas é preciso dar no duro quando é suposto :P). 20 minutos por dia chega para acelerar o metabolismo, depois se puderes aumentas :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. (Já agora, sobre uns posts atrás: acho que devias mesmo focar no cardio para emagrecer, mas sem descurar a parte muscular. É que depois é complicado, porque com muita dieta o corpo abranda o metabolismo e ganhas peso mais facilmente, musculação ajuda :) mesmo que ganhes peso não ganhas muito volume - pelo menos volume "mau" -, e para que é que queres perder peso na balança? Eu percebo, mas não serve de grande coisa. E sugiro que tentes incluir todos os grupos musculares, tipo costas, peito, etc, para ser mais completo e não fazeres só abs e pernas/biceps... É melhor até pesquisar mais para não te fartares ;) esse site nem tem os exercicios de todos os grupos, ainda faltam muitos. Se quiseres dou-te mais links :) )
      Sobre as chicletes: eu não aconselharia muito por causa dos adoçantes artificiais e do processo digestão... Mas de vez em quando há-de ser melhor do que outras coisas. Se pudesses de vez em quando substituir por outras coisas que segurem o apetite por doces era bom: pipocas sem nada, chocolate 99% cacau (eu como porque aquilo é maravilhoso, mas presumo que tenha muito poucas calorias - menos que chocolate negro normal, por exemplo - porque os quadrados são pequenos e demoram a ser comidos e aquilo é quase só cacau), etc. Eu às vezes até comia um cubo do açúcar, são umas 5kcal e sabe bem haha (ou uma goma... Comi um destes dias umas cobertas de açúcar mesmo boas, e por acaso tinham umas 6kcal por unidade. Eu não devia sugerir isto, desculpa, é um bocado chato :P pode parecer muito não saudável, mas preferia 6kcal de açúcar puro do que 3 de aspartame. E é uma quantidade de açúcar muito pequena, ainda para mais se for no fim de uma refeição... E a diferença nem tem significado :P de qualquer das maneiras gomas até são úteis antes de corridas, para energia... Portanto tenho uma desculpa para as ter ;) mas se gostas das chicletes e comes com moderação não te vai matar, até porque não comes adoçante em muitas mais coisas...)


      Olha, desculpa sinceramente se fiz parecer que penso que sei tudo. Como me estiquei um bocado fiquei com essa ideia. Eu não sou nutricionista, claro, portanto a única coisa que posso fazer é tentar ajudar com o que realmente sei, por experiência própria ou por aquilo que adopto para mim mesma. :)

      Eeee ultrapassei o limite de carateres :P desculpa!

      Excluir