terça-feira, 4 de março de 2014

Exercícios e dúvidas..

E como o dia começa de manhã, cumpri os meus 20 minutos de hoje logo pela fresca. Foi para colmatar o erro da noite de Ontem. Estava mesmo em carência de doces. Estava...quer dizer, o meu cérebro gordo esteve só a pensar em porcaria. E o que a sue foi fazer? Comer 4 bolachas torradas. Podia ser pior, mas também podia ter ficado quieta e suportar.

Exercício de manhã é tão bom, assim tenho o dia livre e sem desculpas.
Aquele que estou a fazer é só 20 minutos. Para começar é um bom exercício, i guess.
Não custa nada tirar esses minutos para nós, sem desculpas. Estou focada, a ideia é: mesmo quando vou para o estágio, e saio tarde, é chegar a casa e fazer, parece simples, não? Se o não fizer só estou a baldar-me a um dever, certo? E a curto e longo prazo quem sofre sou eu - física e psicologicamente.

Perguntaram-me qual o plano de treino.
Andei a pesquisar e encontrei um blog EXCELENTE. 
Esta menina é uma querida! Planos de treino em casa, compilações excelentes!

No verão tentei insanity, mas é muito puxado para  alguém como eu, que não tem feito exercício nos últimos tempos. Então escolhi algo mais soft. (Calma! Não é assim tão soft! Aquilo deixa-me a suar e a bufar!)

O blog é este ( aqui estão os vídeos e todas as informações, para não andar a "roubar" o trabalho dos outros):

http://analycia.blogs.sapo.pt/481761.html

Eu escolhi este plano de treino. É necessário um elástico. Comprei um da reebok...e prendo na janela. Gostava de saber onde posso comprar os ganchinhos e aquela coisa para a cintura, já que da última vez levei com o elástico. Ademais sinto que não estou a fazer os exercícios totalmente bem, sobretudo aqueles em que se trabalha os braços, já que não senti nada de especial.
Tenho a noção que estou a começar e que faço alguns exercícios mal...mas com o tempo vou melhorar.
Acreditem que os 10 minutos de cardio me deixaram a bufar, ah pois! E a tremer a manhã toda. A cozinhar até o sal me saltou. LOL...
Não espero ficar tonificada e com um corpo lindo como vejo em muitos blogs, com apenas 20 minutos diários, sem pesos e certos materiais. Não espero que algo que dá trabalho me caia do céu só com pouco exercicio. Sei que demora tempo e leva muito empenho. Mas por agora, é melhor que nada, espero que as peles que ficam com emagrecimento, agradeçam!
 Para ser sincera, e em jeito de desabado, eu tenho um problema - acredito na minha má genética, mais do que em mim própria. Acredito que ter corpo tonificado não me acontecerá por muito que me esforçe.Acho que este meu umbigo que mais parece um smile torto (tipo isto :/ ) nunca será um umbigo bonito.
 Mas vá...tenho tentado mudar esta opinião de mim própria e estou a começar. Quem sabe quando tiver mais seca e na casa dos 58 kg eu vá procurar ajuda num nutricionista e club de tonificação de corpo. Tudo a seu tempo, tenho tempo....tenho 25 anos, tenho tempo.

Mas muito a sério, vão a esse blog. É excelente para quem não tem muito dinheiro (ou tempo) para gastar no ginásio e para praticar exercício em casa.
Sei que muita gente pensa: "Oh não tens dinheiro, há muitos ginásios a 40 e 50 euros, isso são 3 ou 4 jantares fora".Pois bem, eu não me dou ao luxo de comer assim tantas vezes fora, nem tão pouco em sítios caros. Isto de andar a trabalhar para aquecer (diga-se de borla para outrem) tem destas coisas.
Dos poucos sítios que vou jantar, numa de socializar, é no centro comercial em que existem muitas opções a baixo custo..a minha é sempre o H3...carninha e saladinha, vai sempre uma limonada...(não deve ser por aí que o mundo acaba!)
No entanto, admito que sou muito preguiçosa. Admito! Admito que o exercício físico custa-me muito mais que a dieta...Já que quando foi para emagrecer disciplinei-me e no ano que andei no ginásio levava aquilo numa pura brincadeira. Aliás...a minha preguiça ve-se em exercicos tipo ABS que dou por mim a desistir. Mas um dia também irei mudar isso. Posso não ter boa genética, mas tenho muita força interior, ai se tenho! Não fosse eu filha da minha mãe.


Dúvidas:

- Treinar em jejum...benefícios...mito ou verdade?
- Alguém sabe onde posso comprar aquela espécie de ganchos para os elásticos que se vê no filme do blog?
- Acham que 1 copinho de limonada (aquele do H3 não me parecem assim tão doces) é o suficiente para deixar tudo a perder.
- Não bebo café, às vezes bebo cevada e leite. Meto um pouquinho do adoçante liquido (é a unica coisa onde meto..) Isto é muito grave?
- É normal ter ficado a tremer por tão pouco exercicio? Ou algo se poderá passar?

Quero conselhos das minhas colegas de equipa! Sim, voces!

Boa Terça Feira!
Bom Carnaval!
Bom dia saudável!

4 comentários:

  1. Fico feliz por te ver com mais vontade para fazeres exercício, pouco ou muito, o que importa é que o faças :)
    Treinar em jejum é daquelas coisas que nem todos conseguem fazer e que por norma só se aconselha numa fase mais avançada..o melhor seria treinares com alguma coisa no estômago.
    Não é a melhor opção porque deve levar açúcar..seria melhor optares por um chá ou água mas de vez em quando não faz mal :)
    Se optares por adoçantes naturais (como o Stevia) não tem mal!

    Espero ter ajudado querida, beijinho e muita força/

    ResponderExcluir
  2. Eu, no início do meu processo, cheguei a fazer Insanity e ajudou-me muito. Preferi sempre ir correr para a rua mas quando o tempo não estava favorável era o que eu fazia. Não consigo fazer exercício em jejum. Ainda hoje fui correr mas acordei mais cedo para tomar o pequeno almoço e garantir que o leite não ia andar ali a abanar na barriga. Por isso nessa questão não consigo ajudar.

    Quanto ao copo de limonada, acho que nada do que não é em exagero estraga se tivermos a consciência que acaba por ser um pouco matemática: gastar mais do que ingerimos. Eu não consigo ser muito fundamentalista e tenho perdido peso dessa forma. Mas cada caso é um caso, claro.

    Quanto ao tremer, é por não estares habituada. Mas a cada dia que passa o corpo vai-se habituando ao ritmo e cada vez consegues ficar mais resistente.

    Beijinhos e força

    ResponderExcluir
  3. Já que comentei o outro aproveito e comento este também! :P

    Aai que saudades de treinar de manhã :( ainda por cima fica logo feito, tem muitos benefícios e dá energia :) boa opção!
    Estive a ver o blog e achei giro :) mas é mesmo chato não se ter coisas. Estive quase a comprar um elástico desses há já algum tempo, mas optei sempre por fazer um upgrade aos pesos em vez disso :P sou muito monótona (e essas coisas são quase sempre demasiado caras para elásticos!).
    Andei a pensar em fazer o Insanity mas acabei por nunca o fazer. Está para breve! O problema é que teria de parar com corrida e outros exercícios e não quero... Talvez alterne e salte alguns dias por semana para fazer isso. Ou faça quando tiver mais tempo e possa fazer 2x por dia...
    O plano parece-me bem :) de qualquer das maneiras não há uma fronteira assim tão definida entre dar resultados e não dar resultados. Podes não ficar com abdominais, mas também não ficas igual :) vais ver aue tens resultados! :D
    Pessoas que conheço que diziam que não conseguiam emagrecer por causa da genética emagreceram aos 50 anos (com ginásio e tudo) e ficaram todas fit! Claro que há influência dos genes, mas dá sempre para contornar. Coragem! (E de qualquer das maneiras é só porque o corpo é mais eficiente a armazenar para possíveis situações de fome! Não é tendência para engordar, é um sucesso evolutivo ;) haha). Antes genes disso do que genes com doenças crónicas, tendência para cancro, nem que seja colesterol ou isso...
    Treinar em casa dá muito jeito. E às vezes até é bom porque podes encaixar nos teus horários em 20 minutos, não é preciso preparares tudo e ires... Eu antes também fazia vídeos do youtube, mas estou a ver que já estás bem orientada ;)
    Quase nunca treino em jejum. Há coisas boas e coisas más. Se quiseres mesmo começa por uma intensidade mínima e tem muito cuidado. A parte boa é que acaba por "atacar" a gordura mais depressa. Mas sinceramente acho que devias esperar. E não te esqueças que treinar em jejum é SÓ exercício cardiovascular, nunca musculação, porque isso é que não tem benefícios. Só faz mal...
    O adoçante não me parece muito grave :) desde que seja pouquinho por dia :)
    Não percebi se a limonada é ocasional ou muito frequente. É uma bebida açucarada como outras e pode ter 'algumas' calorias, mas se é uma ocasião especial não me parece grave :) todos os dias não me parece assim muito bom porque estás a cortar calorias para depois beber não sei quantas, e ao fim da semana acabam por fazer diferença.
    Tremer não sei... Nem é questão da dificuldade, é mais por ser mais do que estás habituada (não estou a dizer que não seja difícil!é por teres dito "por tão pouco exercício". Se um atleta de alta competição fizesse um treino normalmente eu podia ter um ataque cardíaco :P e para ele não seria nada de especial...) Como não estás habituada acho que até é normal, eu treino regularmente há mais de um ano e quando uso mais peso depois tremo toda para deitar água do garrafão no copo. Ou se vou fazer abs/flexões por alguma razão (nem que sejam 10 porque me apetece) reparo que tremo imenso, mas tanto que nem consigo fazer direito. Até quando abuso nas pernas noto bem ao andar (especialmente com lunges!). Mais com músculos que com cardio... Mas se sentires que alguma coisa não está bem mais vale ires ao médico :)
    Beijinhos :)

    ResponderExcluir
  4. Olá! As meninas já responderam às questões só queria te avisar que já vi muito boa gente a cair literalmente para o lado a treinar em jejum-
    Em relação à tonificação do corpo? Há dias em que fico mesmo desanimada (hj é um deles), as fotos de motivação da net ainda me fazem pior às vezes, só corpos todos malhados, só abs, só rabos duros e empinados. Enfim..
    Beijinhos e força, estás a ir mesmo muito bem :)

    ResponderExcluir