sexta-feira, 7 de março de 2014

Meanwhile...1 semana e 1 dia limpa!

É verdade!
Fui à consulta, terça feira, dia 25 de Fevereiro...nesse dia fiz a minha despedida...bolachas, chocolates e ainda hambúrguer com arroz e batatas fritas. Amante de comida que se preze, antes de fazer dieta despede-se da sua tão amada comida, não é? Nem que isso signifique mais um quilinho ao final do dia, porque afinal "perdida por 100, perdida por 1000" (Que pensamento tão errado, meu Deus!)
A verdade é que às vezes essas despedidas são necessárias, não é verdade? Muito necessárias para seguirmos em frente.

Quarta-feira, dia 26, comecei esta batalha a sério, e hoje, passado 1 semana e 1 dia (quase 2) posso dizer que estou praticamente "limpinha".
Limpinha, leia-se, longe de comidas nocivas, como os fritos, os doces, os hidratos de carbono em excesso.
Agora que me controlo diariamente e que me obrigo a dizer que não a muitas coisas, entendo o porquê de ter engordado estes 8 quilos em menos de 1 ano, ah se entendo!

"Tenho um metabolismo diabólico, não como o suficiente para engordar"...será isto verdade? Também tu já disseste esta frase? E já te questionaste se será somente o teu metabolismo ou será que a gordura também vem daquelas pequenas coisas que vamos comendo "só hoje" e não recusamos porque afinal é só um docinho ?

Já alguém viu "Secret eaters" ? Era um programa 5 estrelas que costumava dar no TLC (dos poucos que valem a pena lá), mas que por algum motivo deixou de dar. (Preferem honeys boos e etc)
Porquê estou eu a falar do programa, questionam-se vocês? Porque vem mesmo a propósito do que falei até agora. Para quem nunca viu, eu explico: Uma mulher queria provar aos Ingleses que existem diferentes tipos de "eaters"...aqueles que comem de pé, aqueles que comem só 1 tipo de coisas, e por aí fora, mas o que eles tinham em comum, é que todas as pessoas submetidas a este programa eram extremamente obesos e acreditavam que não comiam nada que justificasse o seu excesso de peso.
Basicamente, eles eram submetidos, durante 1 semana inteira, 24 horas por dia, a filmagens. Havia espiões e tudo! No final da semana, eram surpreendidos, com uma mesa cheia daquilo que comeram durante toda a semana. Uma mesa que era uma réplica perfeita das quantidades e da qualidade da comida que ingeriam.
Resultados? Chocante! A partir daí traçavam um perfil a essa pessoa e juntamente com médicos davam-lhes cardápios para emagrecer. Um programa excelente, que deixou de dar, mas que adorava. Além das dicas alimentares que eles davam.

Pois bem, um bocadinho inspirada nesse programa, lancei um Desafio a mim mesma, que fica lançado para todas as que gostarem da ideia e quiserem fazer o mesmo:

A ideia é, em todas as semanas, no dia que completo mais uma semana de regime, vou expor e fazer um balanço daquilo que recusei e daquilo que não recusei. Tem que entrar na lista unicamente aquilo que se eu não tivesse de dieta certamente comeria.

Então, vamos lá:

Recusei:

- Batata frita 5 vezes (que horror! Parece que vivo numa família de obesos, lol, mas foi mesmo 1 semana em que comi fora 3 vezes)
- Arroz (com o acompanhamento das batatas, tipo bomba)
- 1 tarte de Nata
- 1 tora de Azeitão
- Mousse de chocolate
- Pipocas no cinema \o/ yeyyyy
- 1 tarte de bolacha e café
- 1 tarte de nata com chantilly
- Carne enrrolada em bacon
- 1 buffet de rodizio onde provavelmente ia atacar massas gordurosas, feijão preto com arroz, bacalhau com natas)
- 1 cappucino

O que não recusei:

-1 salsicha e meia (daquelas do rodizio)
-1 Banana (sim. não tem mal, mas na minha dieta não posso e ou seguimos uma ou seguimos outra)
- 2 ou 3 tostas além das que estou permitida a comer (só posso comer 2 por dia)
- 1 colher de doce de abóbora caseiro no iogurte grego
- 2 ou 3 palitos de batata frita.


Balanço: É chocante não é? Chocante porque se eu não recusasse aquela lista de alimentos nocivos, tinha ingerido imensas calorias só numa semana. Mas a verdade, é que no último ano foram semanas e semanas parecidas a estas. Ah e tal, não como arroz, não como carnes, não como fritos....mas depois...depois é uma tarte aqui, é 1 chocolatinho ali, é 1 buffet num jantar e assim vamos passando as semanas.

Será só mesmo o meu metabolismo? Será só mesmo o vosso metabolismo?
Lanço o desafio, façam semanalmente este balanço, e irão ver que também vocês poderão ficar chocadas com tudo aquilo a que sujeitamos o nosso corpo quando não dizemos que não. Quando comemos social e distraidamente.

7 comentários:

  1. Olá! Estou a conhecer o blog pela primeira vez e foi através do blog Creme de Avelãs que cá cheguei. Adorei o título! Espero que consigas o teu objectivo e que consigas continuar a resistir às tentações:) Vou continuar a acompanhar-te, pois também quero eliminar muitos dos alimentos que consumo na minha alimentação diária. Força!
    asmilfacesdalua.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  2. Que linda :)
    Tiveste mesmo muitas tentações, fogo! Arrisco a dizer que deves ter poupado MILHARES de calorias!! Estou super orgulhosa de ti!
    Ya e sempre culpei o meu metabolismo pelos kg a mais :P (Se bem que ele podia trabalhar um bocado mais rapido!!)

    Estás a conseguir, cada semana será melhor, vais ver :)
    Nunca vi essa série porque infelizmente não tenho TLC :( vou procurar na net!

    Beijinho grande e bom fim-de-semana *




    ResponderExcluir
  3. Eu acho que o meu metabolismo até deve ser bem bom! Porque para aquilo que eu como... deveria estar ainda mais gorda!
    Não há truques... passa tudo por aquilo que metemos na boca, não é?
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Meu deus, somos tentadas com tanta coisa!! Vou tentar fazer issoo:)

    ResponderExcluir
  5. Eu AMO essa série no TLC; é de facto espantoso as coisas que comemos sem nos apercebermos!

    é verdade que tens sempre muitas tentações à tua volta, o que faz de ti uma guerreira ainda maior! Estou tão orgulhosa por teres recusado tudo isso, portaste-te lindamente, estás de parabéns :)

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi a série, mas tenho ouvido falar e parece interessante :) é verdade, toda a gente amaldiçoa o metabolismo por não conseguir emagrecer e nem se apercebe do que come...
    Uma nutricionista sugeriu a um familiar meu que anotasse tudo (mesmo tudo) o que comia. Ele até se assustou :P é que se não se tem cuidado não se repara nos cereais e não sei quê (até fruta, há quem coma fruta compulsivamente!)
    Estás de parabéns, mais uma vez :) os "não recusei" podem não estar dentro da dieta, mas não são nada de mais... Por cada bolinho ou comida não-saudável há muito controle :) E nem uma coisa realmente má comeste! :) Ainda estás mais de parabéns porque tens muitas "provações"! hahaha

    ResponderExcluir
  7. Olá parabens pela tua perda de peso:)

    Se quiseres conhecer mais um blogue de culinaria saudavel onde tambem relato minha historia de emagrecimento que já foram quase 50 kilos fica aqui alguma coisa dipoem:)
    http://prazeressaudaveis.blogspot.pt

    ResponderExcluir